Uma importante capacitação voltada para servidores que atuam nos Procons Municipais e com o sistema de convênios foi realizada nos dias 19, 20 e 21 de fevereiro, em Campo Grande. O evento contou com a participação de três servidores municipais de Aparecida do Taboado e teve representatividade de 14 Procons.
A Capacitação para Procons municipais em defesa do consumidor foi realizada pela Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS, órgão integrante da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho - Sedhast, sob responsabilidade do Núcleo de Projetos e Educação para o Consumo, do Procon Estadual.
Receberam o treinamento a técnica de atendimento do PROCON local, Rita de Cássia; o assistente administrativo Henrique Furquim, chefe do setor de Convênios da Prefeitura; e o agente administrativo Gabriel Soares da Silva, responsável pelo Siconv da Secretaria Municipal de Obras.
“A capacitação foi proveitosa para conseguirmos mais recursos para o Procon de Aparecida do Taboado. Como equipamentos tecnológicos, móveis, para melhor atender nosso consumidor”, relatou Rita de Cássia.
Com um total de 20 horas, a iniciativa foi dividida em módulos abordando temas como: Noções sobre transferências voluntárias, instrumentos de repasses de recursos de transferência da União: Programa e proposta da Plataforma + Brasil; Caracterização d projetos; Plataforma Consumidor.Gov, capacidade técnica operacional e Critérios de avaliação e submissão de projetos, entre outros.
O superintendente do Procon Estadual Marcelo Salomão evidenciou a importância da capacitação tendo relatado algumas discussões registradas na recente reunião do Conselho Estadual de Defesa do Consumidor, principalmente no que tange a atendimento de necessidades dos órgãos de defesa em âmbito municipal.