05 DEZ 2019
Planejamento e Finanças do Município são apresentados durante Semana Acadêmica

De 25 a 29 de novembro, a UAB/UEMS (Universidade Aberta do Brasil/Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) realizou a “I Semana Acadêmica do Curso de Administração Pública”, na Câmara de Vereadores. Na quinta-feira, 28, o evento abordou sobre o planejamento e as finanças de Aparecida do Taboado.

Duas palestras foram proferidas aos universitários, a primeira com a Analista de Finanças e Controle, Divina Aparecida de Freitas Rondon, e a segunda o Secretário Municipal Fazenda e Planejamento, Juner Cesar Pereira da Costa.

Divina iniciou sua ministração fazendo uma introdução ao Planejamento do Brasil, desde a época do Império até os dias de hoje, demonstrando através de uma linha do tempo as principais normas e leis que abordam o assunto. Ela falou ainda sobre o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA).

O secretário de Fazenda e Planejamento, por sua vez, abordou sobre as principais receitas municipais, como, por exemplo, IPTU, ISSQN, ITBI, entre outras, e fez um comparativo da arrecadação dessas receitas nos últimos três anos.

Ao final de cada palestra houve um momento para perguntas, mediado pelo acadêmico do curso, Mauro Sampaio. Pela complexidade do assunto, ficou evidente que as ministrações foram satisfatórias para atender as expectativas de conhecimento dos universitários do curso de Administração Pública da UAB/UEMS.

Local: Aparecida do Taboado