Sábado, 01 de Novembro de 2014.
Min. 23° / Máx. 30°
Atendimento
(67) 3565-8100
Rua Elias Tolentino Almeida, 4098 - Jardim São Bento - CEP 79570-000
Dados da Cidade
Tamanho da fonte  A- A+

 

Localização

O município de está situado no sul da região Centro-Oeste do Brasil, á leste de Mato Grosso do Sul (Microrregião de Paranaíba) e na divisa triangular dos estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais. 

Localiza-se na latitude de 20º05’12” Sul e longitude de 51°05’37” Oeste. 

Principais distâncias de Aparecida do Taboado:
Capital estadual 442 km
Capital federal 745 km
Outras distâncias
Três Lagoas - MS 134 km
Bataguassu - MS 256 km
Rio Verde de Mato Grosso - MS 552 km
São Paulo - SP 662 km
Rio de Janeiro - RJ 1 119 km
Aspásia - SP 68 km

Geografia física 

Solo 

No município de Aparecida do Taboado são encontrados os seguintes tipos de solos: Latossolo Vermelho-Escuro (de textura média, que são solos minerais, não hidromórficos, altamente intemperizados, profundos, bem drenados, sendo encontrados geralmente em regiões planas ou suave onduladas) e Alissolos (solos com alto teor de alumínio horizonte B textural, com baixa fertilidade natural).

Relevo e altitude

Está a uma altitude de 392 m. Com predomínio de modelados de dissecação colinosos e tabulares e pequenas áreas a nordeste de relevo plano. 

As declividades variam de 2° a 11°. As águas da represa localizada no rio Paraná ocupam áreas em que antes ocorriam modelados de acumulação.

O município de Aparecida do Taboado encontra-se na Região dos Planaltos AreníticoBasálticos Interiores, dividindo-se em duas unidades geomorfológicas: Divisores Tabulares dos Rios Verde e Pardo e Patamares da Serra do Aporé.

Apresenta relevo plano geralmente elaborado por várias fases de retomada erosiva e relevos elaborados pela ação fluvial apresentando topos colinosos, tabulares ou aguçados, definida pela combinação das variáveis densidades de drenagem e declividade das vertentes

Clima, temperatura e pluviosidade

Está sob influência do clima tropical (AW) Sub-úmido e apresenta índice efetivo de umidade com valores anuais variando de 0 a 20%. A precipitação pluviométrica anual varia entre 1.200 a 1.500mm. Excedente hídrico anual de 400 a 800mm durante três a quatro meses e deficiência hídrica de 500 a 650mm, durante cinco meses.

Hidrografia

Está sob influência da Bacia do Rio Paraná, pertencente á Bacia do Rio da Prata. 

Rios do município:

Rio Paraná
Aparecida do Taboado está na na região da formação (nascente) do Rio Paraná, um dos maiores e mais importantes rios brasileiros. O rio se forma da junção das águas dos rios Grande (cujas cabeceiras ficam na serra da Mantiqueira, em Minas Gerais) e Paranaíba (que nasce em Goiás) a uns 10 km a nordeste da cidade de Aparecida do Taboado, daí até o ponto extremo de Mato Grosso do Sul, faz divisa entre este Estado e o de São Paulo.

Rio Grande
Nasce no município de Aparecida do Taboado, afluente pela margem direita do Rio Paraná. Rio Paranaíba
Um dos formadores do rio Paraná (o outro é o rio Grande). Nasce em Goiás e, a partir da foz do rio Aporé até a junção com o rio Grande, faz divisa entre Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Por ele chegaram os primeiros povoadores do Bolsão sul-mato-grossense. Outros rios
Rio Pântano: afluente pela margem direita do rio Paraná; limite entre os municípios de Aparecida do Taboado e Selvíria, no seu baixo curso; e entre os municípios de Aparecida do Taboado e Inocência, no seu alto curso.
Rio Quitéria: afluente pela margem direita do rio Paraná, no município de Aparecida do Taboado. Bacia do rio Paraná. Sua nascente está no município de Inocência. Em sua foz localiza-se o porto Taboado, na represa de Ilha Solteira, e a 23 km acima (a montante) da Usina Hidrelétrica do mesmo nome.

Vegetação

Se localiza na região de influência do Cerrado. A vegetação do município de Aparecida do Taboado revela o domínio da pastagem plantada, remanescentes da vegetação natural, concentram-se na porção oeste do município, onde o domínio é do Cerrado Arbóreo Denso (Cerradão), que se constitui de uma formação composta por denso estrato de árvores de porte médio. A Lavoura é pouco expressiva.

Geografia política

Fuso horário

Está a -1 hora com relação a Brasília e -4 com relação ao Meridiano de Greenwich (Tempo Universal Coordenado).

Área

Ocupa uma superfície de de 2 750,130 km², representando 0,77% do Estado. A área urbana totaliza 154,45 km².

Subdivisões

Aparecida do Taboado (sede), Cupins e Oriente.

Arredores

Norte: Inocência e Paranaíba
Oeste: Selvíria
Leste: Rubinéia (estado de São Paulo) e Carneirinho (estado de Minas Gerais)
Sul: Ilha Solteira (estado de São Paulo)